Se você leu nosso post sobre a importância da fotografia, certamente vai entender de cara o que quer dizer esse post.
Bom, que pergunta fácil de responder, né? Para os pais, com certeza a resposta é sim, mas para quem não convive com crianças ou nem as percebe, a resposta é: nem tanto. O fato é que sim, da pra ver que o tempo anda passando bem mais rápido, e como acompanhar tudo sem perder uma informação sequer? Sozinhos é meio difícil, ainda mais se contarmos apenas com a memória visual.
Você, que tem um [a] filho [a], um[a] sobrinho [a] ou alguma criança ao seu redor, consegue acompanhar o crescimento dela bem de perto e perceber as mudanças em pouco tempo? Essa tarefa deve ser ainda mais difícil, pois tantas coisas acontecem sem você programar. Um primeiro passo não espera você estar por perto, o primeiro dente que cai, não cai quando você quer, aquela gargalhada espontânea não vai ser tão espontânea de novo. Essas mudanças são como faíscas, uma hora você consegue enxergar nitidamente, em outros momentos nem tanto.
Mas é aí que a fotografia entra: para preservar aquelas características que mudam dia-a-dia, aquela evolução que aparece semana-a-semana, e você as vezes acaba se esquecendo. Um acompanhamento, por exemplo, mostra aquele olho que de um mês para o outro mudou de cor, ou aquela espichada que o bebê deu, ou ainda aquela gargalhada que antes ele não dava, ou aquela tentativa de levantar e andar que tanto os pais aguardavam.
Sabe aquela plantinha que você rega todos os dias e espera ansiosamente para que ela cresça? Acho que é mais ou menos essa a sensação, de poder olhar para ela crescida e ver o quanto tudo mudou.
A vantagem é que você tem todas as fases guardadinhas no plano de fundo do seu celular, ou impresso na mesinha da sala e pode olhar o quanto quiser, dar aquela suspirada aliviada e ver que valeu a pena cada noite em claro, ou cada vez que preferiu o aconchego de um bafinho de leite do que estar em outro lugar.
Quer mais um motivo para acreditar que a fotografia no acompanhamento de uma criança é importante? Quando essa mesma criança crescer e começar a entender palavras e imagens, ela terá ali, registrado, todo o amor que ela recebeu quando foi pequena, e com o tempo ela vai olhar de novo, e a cada fase da vida dela ela vai olhar com outros olhos e passará de geração em geração, e isso basta.
Acompanhamento de um bebê é mais do que tirar fotos todos os meses. É poder ver como o amor que você achava impossível aumentar, cresceu ainda mais com o tempo. É olhar para todas as fotos que já foram tiradas e sentir aquele aperto no coração pelo tempo ter passado tão rápido.
E quando chegar aquele momento, aquele mesmo, aquele de sentar com os[as] namoradinhos[as] na sala para mostrar como eles eram fofinhos pequenos, você terá as melhores lembranças guardadas ali, bem seguras.
Quer saber como iniciar suas memórias? QUERO!
Conte-nos, você acha importante ter fotos dos pequenos?